Tema livre para WordPress. Usar ou não usar?

 tema-livre-wordpressA plataforma WordPress tem uma variedade infinita de temas livres, o que pode ser muito útil às pessoas que estão começando e não querem, ou não podem, investir num tema Premium. Alguns entendidos no assunto afirmam categoricamente que usar um tema livre pode comprometer o SEO do seu site.

Embora isso tenha um fundo de verdade, não é preciso  radicalizar tanto e dizer para que nunca se use um tema WordPress gratuito. Tomando-se alguns cuidados, é possível sim, usá-los. Apenas fique atento para os seguintes pontos:

 

  1. Alguns temas vêm com links irremovíveis no rodapé. Isso pode, realmente, prejudicar o posicionamento do seu site nos motores de busca, já que links nos rodapés (assim como nas barras laterais) são contabilizados inúmeras vezes. E o Google pode considerar isso como spam. Caso o tema não dê permissão para remover os links, então é melhor não usá-lo. Procure um que permita.

 

  1. Ao pesquisar um tema livre, verifique se ele é responsivo, ou seja, se ele é compatível com todos os formatos de tela, incluindo smartphones. Cerca de 80% dos usuários atuais se conectam à internet através de smartphones. Ou seja, é um público muito extenso para ser ignorado. Os melhores temas são aqueles que têm um design atraente e são responsivos.

 

  1. Verifique se o tema que está pretendendo usar obedece às regras de boas práticas de SEO do Google. Ao acessar o tema demonstrativo, observe se ele carrega rápido, se é responsivo, se é bem codificado, etc.

 

  1. Um dos maiores problemas nos temas gratuitos é a descontinuidade nas atualizações. Sempre que o WordPress lança uma correção para segurança do tema, é preciso que haja atualização do tema também. Por ser gratuito, nem sempre esta é uma prioridade para os desenvolvedores. Isso vale para os plug-ins gratuitos também.  Caso não haja atualizações seu SEO vai ficar prejudicado.

 

  1. Uma forma de se verificar se o tema é bem aceito, é dar uma olhada nos comentários, na página de download, ou nos fóruns de suporte. O que os usuários estão falando a respeito do tema? Qual a quantidade de downloads? O desenvolvedor é confiável?

 

  1. Quando for pesquisar por um tema especifique o tipo de conteúdo que vai utilizar. Existem temas que atendem a todos os tipos de necessidades. Por exemplo: tema livre WordPress para pets; ou para blog de culinária; site de notícias, site de fotografia, e-commerce, etc. Se for trabalhar com AdSense busque por temas que tenham áreas para publicidade.

 

Se o tema atender a esses pressupostos mínimos, você poderá usá-lo sem problemas. Quando o seu negócio começar a ganhar corpo, talvez seja uma boa ideia migrar para um tema Premium, porque ele oferece integração com e-mail marketing e outras funcionalidades que os gratuitos não têm. E todas estas coisas vão facilitar muito a sua vida de empreendedor digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *